Wednesday, October 18, 2006

"Minha pedra é ametista. Minha cor, o amarelo. Mas sou sincero, necessito ir urgente ao dentista."

Não sou supersticiosa. Passo por baixo de escada, acaricio gato preto, pronuncio a palavra azar, não dou bola para as sextas-feiras 13 etc. Eu acho explicações bastante terrenas para meus fracassos, não saio por aí empurrando a responsabilidade dos meus atos para forças ocultas.

No entanto, acontece um fenômeno muito bizarro com a minha mãe que eu não consigo explicar. Se ela sonha com dentes ou sapatos, alguém morre. É batata.

E hoje eu sonhei que todos os meus dentes superiores com exceção dos sisos haviam caído. Me bateu um medo horroroso de estar prevendo uma série catastrófica de mortes. Quantos dentes a gente tem em cima, mesmo? Pé de pato, mangalô três vezes!

6 comments:

Fer Guimaraes Rosa said...

cruizcredo, toctoctoc, esconjure!!
eu ja sonhei muito com dente caindo... nao sei o que significa, e na verdade nao quero mesmo saber!
beijos! :-)

Anonymous said...

um psicanalista português disse uma vez (num programa de rádio aqui em portugal) que sonhar com dentes caídos significa que a pessoa tem falta de confiança em si, o que pode acontecer perante uma nova fase da vida ou um objectivo que é importante e que leva a pessoa sentir-se insegura e a duvidar se será capaz. o que eu sei é que conheço muitas pessoas da minha geração que tiveram esse sonho, umas quando tinham filhos bebés, outras quando começaram uma carreira profissional. um abraço, isabel

Lys said...

Toc, toc, toc, sim, Fer! A simples idéia de perder um dente já é assustadora o suficiente, mesmo que não decorra de tal perda nada além de uma desarmonia bucal. O meu maior plano é morrer com TODOS os meus dentes. Acredita que alguém dê tanta importância a isso?

Isabel, não te parece meio absurdo que um psicanalista generalize significados de sonhos? Nós, sim, podemos fazê-lo, porque somos afeitos a crendices mesmo que digamos que não. Quanto a interpretações, gostaria mesmo que fosse só medo de uma situação nova, embora eu não consiga visualizar neste momento nada na minha vida que se encaixe no rótulo "novidade". No mais, respiro aliviada por não ter evidência de haver herdado essa "bruxice" da minha mãe - ao menos até agora não morreu ninguém! ;)

Um beijo para as duas!

Anonymous said...

Lys, sobre o seu comentario pra Fer: eu acredito que alguem de tanto valor a isso. A perda de um dente e uma pequena mutilacao, pode ser ate traumatica dependendo das circunstancias. E uma desarmonia nos dentes pode acarretar outras, se por tempo prolongado.
Nao, eu nao to metida a dentista, mas aprendi muito fazendo revisao de livros de odontologia.

Lys said...

Dra. Carla, impressionou, viu? ;) Eu sou muito neurótica com essa história de dentes. Tenho uma amiga que gasta rios de dinheiro com roupas mas é incapaz de colocar um implante de um molar que lhe falta. Como é que pode? Eu fico louca de vontade de perguntar por quê, mas me controlo. Imagine você que ano passado tive que fazer meu primeiro tratamento de canal. Pirei, né? Já fui logo imaginando o quanto de vida útil meu pobre dentinho teria a partir de então. E eu sou tão cuidadosa, nossa, as pessoas ficam até com raiva de ver o tempo que eu gasto escovando os dentes. Mas eles são fracos e não posso me descuidar.

Bom fim de semana, Doutora!

Anonymous said...

Minha avó dizia o mesmo sobre sonhos com dentes caindo ou extraindo. Quando sonhei extraindo um dente, ela morreu. Desde então acredito neste recado do alem.