Friday, August 04, 2006

As estações

Definitivamente acabou para mim essa história de gostar de inverno. Credo! Não sei como um dia pôde ter sido minha estação do ano favorita. Frio é ótimo na terra dos outros (por "terra" entenda-se país, estado ou até uma cidade bem ali do lado, na serra); a gente vai lá e passa uns dias usando todos os casacões, cachecóis e luvas possíveis, toma vinho ao pé da lareira e depois volta para casa e vive sem se encolher. Eu nem posso descrever a felicidade que me deu ver o sol pela janela esta manhã. É só disso que eu gosto agora: sol. Amanhã, um sábado de céu azul glorioso (espero!), acordo e vou caminhar na beira da praia em que não se pode entrar, mas que me deixa feliz só de estar lá para eu poder olhar.

5 comments:

Anonymous said...

Não seja rabugenta! Frio é ruim com umidade, chuva, vento forte. Frio é de-li-ci-o-so com céu azul profundo (é, eu sei que o céu do Rio foi eleito o mais azul do mundo!), sem nuvens, com aquele solzinho morno que termina ficando um tantinho quente na hora do almoço - e termina com um entardecer rosadamente mágico.
Não é? :o*

Fer Guimaraes Rosa said...

frio eh ruim quando dura muito tempo e qdo nao se tem a infra-instrutura para atura-lo.

outro dia, quando fez 47C aqui, eu e meu marido tivemos que enfrentar a rua, porque precisavamos fazer um negocio, e nao estavamos conseguindo caminhar normalmente, o bafao estava massacrante. dai falei pra ele que aquilo era o inverso dos invernos que enfrentavamos no canada, qdo nao conseguiamos atravessar a rua de tanto frio... ele disse, mas no frio voce se agasalha, e no calor? na rua nao dah pra fazer nada, so evitar sair. ai, deusmealivre, tudo que eh exagerado enche!

o frio dai logo passa! :-)

beijos,

Anonymous said...

O ideal mesmo, para a gente não reclamar tanto, seria nós ligarmos e desligarmos o termostato a nosso bel-prazer.

Lys said...

Suzana, os dias frios com céus azul e SOL têm lá o seu charme, não nego. Mas cansei de sentir frio, sabe? Minha casa, que é uma delícia de fresca no verão, no inverno mais parece uma masmorra, não dá!

Fer, 47ºC eu também não aguentaria, não consigo nem imaginar o que seja isso; quando batem 40ºC aqui, já fica insuportável. Uns 30ºC são bem-vindos para mim agora. Perdi totalmente a paciência com esse negócio de casaco; quero é voltar a usar vestidos, camisetas e andar sem ter que me encolher até me doerem os ossos.

Marcos, você está certíssimo, além de ter me feito dar altas risadas com esse seu comentário. Agradar gregos e troianos, só mesmo com cada sujeito na sua própria bolha térmica com termoestato individual!

Lys said...

Carlita,o verão está lindo para nós que estamos acostumados, não? Estou ouvindo que os gringos estão pirando com as altas temperaturas. Acho que está rolando até falta de energia elétrica em NY. As coisas estão tranqüilas onde você mora?